Ir para o conteúdo principal

Birigui
Birigui
11 membros
0 perguntas
7 posts

Birigui faz parte do mapa do Turismo Brasileiro e está inserido na Região Turística Tietê Vivo e Circuito Turístico Rotas do Sol. Tem como vocação turística o setor de Negócios e Compras, e recebe anualmente milhares de turistas que visitam o município para realizarem suas compras nas diversas lojas de fábricas de calçados espalhadas pela cidade. 

A cidade também atrai pelas festividades, entre elas podemos citar o FLIBI – Festival Literário de Birigui, Festa das Nações, Pérola Rock, Juninão, Festa da Agricultura, Exposição de Carros Antigos - Antigomobilismo e o Natal Iluminado, que é realizado desde 2007, entre outros. Contamos, também, com o maior e mais equipado Kartódromo da América Latina, onde serão realizados os Campeonatos Paulista, Brasileiro e Mundial de Kart. 

É uma cidade empreendedora, de economia pujante e diversificada. Com grandes indústrias, atrai trabalhadores de todos os cantos. 

Terra de gente hospitaleira, de boa gastronomia, e que tem lá muitos outros encantos. Fundada em 07/12/1911 (comemora-se no dia 08/12 – dia da Imaculada Conceição - Padroeira do Município), está localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo e com população de aproximadamente 125.000 mil habitantes, distante 521 km da Capital e ocupa uma área geográfica de 530.651 km2. Birigui é uma das cidades do interior paulista que mais se desenvolve demograficamente – 2.5% ao ano. Gera riqueza e desenvolvimento. 

O PIB do município é distribuído em agropecuária, indústria, comércio e serviços. A atividade econômica no município de Birigui é, predominantemente, a industrial (calçados, metalurgia, moveleira, confecção) com aproximadamente 40 mil postos de trabalho – sendo 18 mil na área calçadista – a cidade é conhecida como a Capital Brasileira do Calçado Infantil, sendo o polo de maior produção de calçados para crianças de todas as faixas etárias. Suas empresas produzem 254 mil pares de calçados por dia, que equivalem a uma produção anual de 62 milhões de pares, representando quase 10% da produção nacional. 

Além de sua natural e destacada vocação para calçado, a economia surpreende com o sucesso de empresas de outros setores, como o da aviação, por exemplo – que conta com fábrica de peças, oficinas e laboratório de teste; uma das maiores fábricas de transformadores do país aqui está estabelecida; moveleira, metalúrgica, embalagens, editoras e forte comércio atacadista e varejista completam o cenário econômico do município. 

Atualmente tem se destacado como o maior polo de produção de aquecedores solares do Brasil. Tudo isso, somado a sua população ativa e participativa que garante o dinamismo socioeconômico desta brilhante cidade, que se faz conhecida e reconhecida pelo desenvolvimento.