Os Lideres também Erram

Roberto Goizueta comandou a Coca-Cola nas décadas de 80 e 90 até seu falecimento em 1997. Sua gestão foi extremamente vencedora e as ações da companhia tiveram uma valorização sensacional no período.

Entretanto, seu maior erro foi o lançamento da “New Coke” em 1985, em resposta a uma investida da Pepsico que iniciou uma campanha publicitária mostrando “blind tests” em diversas cidades americanas, onde as pessoas eram vendadas, provavam um gole de coca-cola e um gole de pepsi-cola, e depois eram instadas a dizer qual sabor preferira. A esmagadora maioria dos testes indicava uma preferência pelo sabor da pepsi-cola.
Goizueta viu nisso uma mudança de gosto do consumidor, e fez uma alteração na fórmula da coca-cola, deixando-a mais açucarada. Nascia a “New Coke”.

A New Coke foi um fracasso e em apenas alguns meses a fórmula original foi reintroduzida no mercado com o nome de Coca-Cola Classic. Porquê um produto concebido com base nos blind tests falhou? A explicação é que eles não refletiam a experiência total, pois o sabor mais açucarado rapidamente se tornou enjoativo, inviabilizando a experiência de beber uma latinha inteira.