Uma pesquisa do site Protocol com mais de 1,5 mil profissionais das empresas de tech, de todos os lugares dos país, identificou que praticamente 80% deles consideram que a indústria e as Big Techs têm poder demais.

Estão divididos quanto ao impacto das empresas de tech na sociedade: 45% dizem que elas fazem mais bem que mal, mas 40% pensam exatamente o oposto. Quanto a usar a legislação para regular esse poder, a grande maioria (73%) acha uma boa ideia, especialmente para IA. A alternativa de fatiar as empresas também agrada 40%. Quase 40% dos entrevistados trabalham para companhias com mais de 1 mil funcionários e faturamento anual acima de US$ 500 milhões.

A Wikipedia é o 13° site global mais popular, e se mantém com doações. As Big Techs reusam seus dados gratuitamente – da busca do Google às dicas de Siri e Alexa. Pois os dias de almoço de graça das for-profit acabaram. A Wikimedia Foundation está preparando uma Enterprise API que vai cobrar de quem usa grandes volumes do seu conteúdo para projetos de uso comercial. Vai ser muito feio se não quiserem pagar.

Lígia Zotini / Voicers