"🤓Quando falamos em saúde mental, geralmente consideramos dois opostos: o bem-estar e a depressão. O primeiro, quando nos sentimos felizes e satisfeitos com o andamento das nossas vidas e planos. Já o segundo estado é quando vivenciamos completo mal-estar, infelicidade e ansiedade de forma contínua. Mas entre eles, há ainda um outro termo que é desconhecido para muitas pessoas, o languishing.
💡Criado em 2002 pelo sociólogo Corey Keyes e descrito pelo psicólogo organizacional Adam Grant no jornal The New York Times, o languishing é um estado emocional que, em sua essência, se define pelo vazio. Em outras palavras, se refere às pessoas que não estão deprimidas, mas também não “florescem”, se encontrando numa espécie de limbo emocional.
✍Em abril de 2021, a empresa de pesquisa de mercado Ipsos realizou um estudo sobre saúde mental com 1.014 norte-americanos acima de 18 anos. Na ocasião, quatro em cada dez entrevistados declararam experienciar o “florescimento” e os demais afirmaram não se enquadrar em nenhum destes estados.
⚠Com a pandemia trazendo tantos impactos devastadores na saúde mental das pessoas, é o momento das empresas se atentarem também aos efeitos do languishing na vida dos colaboradores. É importante que os líderes estejam preparados para trabalhar em ações de prevenção contra o problema, além de promover uma cultura voltada para a felicidade corporativa.
❓Sua empresa está investindo em ações para lidar com o problema?"
https://www.linkedin.com/posts/reconnect-consultoria_felicidade-felicidadecorporativa-activity-6926304309726822400-Nzr-/?utm_source=linkedin_share&utm_medium=android_app